- Jardim Astrológico Secreto
- Posts
- Saturno em Conjunção com Vênus no Mapa Natal
Saturno em Conjunção com Vênus no Mapa Natal
Saturno em conjunção com Vênus é um aspecto bastante desafiador envolvendo a combinação das energias da deusa do amor com o planeta das estruturas e das restrições.
Sabemos que Vênus governa nossas relações interpessoais, nossa apreciação pela beleza e nosso sentido de valor pessoal. É o planeta que representa o que nos agrada e como buscamos prazer em nossas vidas.
Por outro lado, Saturno exige de nós muita disciplina, estrutura, responsabilidade e impõe limitações nada agradáveis, mas que são necessárias ao nosso processo evolutivo. Apontando obrigações e desafios, Saturno é associado à maturidade e ao trabalho paciente, trazendo para a consciência as lições que devemos aprender ao longo da vida.
Saturno em conjunção com Vênus é uma fusão dessas qualidades contrastantes, resultando em uma combinação bastante complexa e multifacetada.
Importante!
Cuidado com a orbe do aspecto e não confie cegamente nas indicações do software gerador do mapa.
Se você for adepto da interpretação contemporânea, a margem de tolerância é a distância de até 10° entre os dois planetas. Tome cuidado com a conjunção dissociada (signos diferentes, efeito fraco).
Pelo olhar tradicional, considere uma distância máxima de 8º entre Vênus e Saturno (3,5 + 4,5).
Quanto mais perto de 0° de distância, mais forte é o efeito da conjunção. Para ter mais assertividade na interpretação, eu prefiro usar as orbes tradicionais.
Observe também o signo e a casa onde acontece a conjunção, bem como as casas que os planetas envolvidos regem. O estado cósmico dos planetas é essencial para entender o real teor do posicionamento astrológico.
A condição direta ou retrógrada dos planetas é mais um fator a ser somado na análise, além dos demais aspectos com outros pontos do mapa que eles porventura façam..
Para entender os detalhes de como analisar uma conjunção astrológica, clique aqui.
Ou seja, é preciso olhar o mapa como um todo. Sempre!
Feitas as considerações iniciais, vamos aos detalhes da conjunção entre Vênus e Saturno.
Saturno em conjunção com Vênus
Se Vênus rege os relacionamentos e a Saturno a responsabilidade, a primeira abordagem que podemos fazer dessa conjunção é sobre a forte integração de uma postura mais séria em relação ao amor.
Da parte do nativo, há uma necessidade de construir uma base sólida para relacionamentos amorosos e interpessoais. Isso pode se manifestar como um desejo de compromisso duradouro e até uma exigência em relação à postura do outro.
Na verdade, o que está por trás desse posicionamento de exigência é uma instintiva valorização da estabilidade que nem sempre acontece.
Nesse sentido, Vênus em conjunção com Saturno é sinônimo de um profundo senso de comprometimento e lealdade. Ou, no mínimo, a busca para que a realidade se concretize assim: relacionamentos mais duradouros, estáveis, com a construção de parcerias num entendimento mútuo de responsabilidades e objetivos.
Por outro lado, já que estamos falando de Saturno, é bastante comum que o nativo demore para entender e abraçar essa sua própria natureza. Assim, a busca pela estabilidade nos relacionamentos e de sentimento de autovalor acaba se tornando um grande desafio ao longo da vida.
A solução? O desenvolvimento de uma abordagem madura e realista em relação às questões do coração. Não há outro meio: o nativo desse aspecto precisa lidar com os desafios emocionais por uma perspectiva bastante prática, para que seja capaz de enfrentar e superar dificuldades nas áreas da vida regidas por Vênus como significador natural (relacionamentos, beleza, autoestima).
Aliás, as áreas regidas por Vênus vão além das questões relacionais, abrangendo também os assuntos das casas astrológicas abertas por Touro e Libra.
Desafios de Saturno em conjunção com Vênus
Que a verdade seja dita: Saturno representa, sim, dificuldades. E o fato de estar em conjunção com o pequeno benéfico, Vênus, não altera a realidade da missão.
A presença de Saturno cria uma certa rigidez na maneira como o afeto é expressado. Isso pode levar a dificuldades em demonstrar sentimentos ou a um temor de vulnerabilidade nas relações pessoais.
Isso está alinhado com uma propensão para o perfeccionismo e para padrões de qualidade muito elevados. Se o exagero tomar conta, a pressão interna e frustrações quando as expectativas não são atendidas se tornam insuportáveis.
Então, a abordagem séria e às vezes excessivamente analítica pode criar desafios ou até impedimentos de relacionamentos mais descontraídos ou casuais. Há uma tendência a levar as questões do coração de maneira muito séria, o que pode afetar a leveza e o prazer nos relacionamentos.
Olhando de uma outra dimensão, isso pode espantar possibilidades de bons relacionamentos antes mesmo de começar! A dificuldade em mostrar vulnerabilidade pode levar a uma falta de conexão íntima com os parceiros.
Dessa forma, um dos grandes desafios do nativo de Saturno em conjunção com Vênus é desenvolver a verdadeira permissão interna de se sentir amado e aceito pelos outros.
Na hierarquia entre Vênus e Saturno, Saturno prevalece… E assim, após longa passagem de tempo, o nativo percebe que talvez tenha dado ênfase demais em outras questões da vida, não deixando espaço para a construção de uma parceria saudável.
Nessa toada, o nativo acaba deixando de lado a vertente doce de Vênus que, em algum nível mental, representa um risco, uma vulnerabilidade que não gostaria de assumir. Uma sensação de que é preciso demonstrar força o tempo todo… até que seja consumido pelo cansaço.
A satisfação verdadeira e duradoura em relacionamentos amorosos não é algo que vem fácil. E está tudo bem, pois faz parte do rol de experiências necessárias ao aprendizado escolhido por essa alma: o desenvolvimento do amor próprio e do reconhecimento de que o outro é necessário para uma vida mais leve.
Muito provavelmente, nas primeiras fases da vida (infância e adolescência), o nativo passou por fortes exigências de qualidade. Para receber a aprovação de alguém importante, geralmente os próprios pais, era preciso ser o melhor e conquistar os resultados esperados.
Na oposição e no retorno de Saturno (por volta dos 15 e dos 30 anos) são normais frustrações amorosas com fortes doses de dor.
Ao chegar na fase adulta, o nativo se enxerga numa realidade prática em que não é valorizado como acha que deveria.
E, no campo amoroso, há um dilema que atormenta: se fechar para se preservar e não viver o relacionamento ou se mostrar vulnerável correndo o risco de se sentir cobrado ou sufocado pelo outro.
Tudo isso não passa de uma grande carência afetiva escondida.
Como sempre, é preciso ver os outros elementos do mapa para saber a real dimensão do desafio, começando pelo estado cósmico dos dois planetas e a recepção entre eles. De qualquer forma, Vênus em conjunção com Saturno é sempre um chamado a encontrar o caminho do brilho próprio, sem que isso seja feito em troca da aprovação externa.
E que os prazeres da vida sejam desfrutados sem traços de culpa, com total plenitude.
Com amor, com Deus,
Astróloga do Jardim