Marte em conjunção com o ascendente (ou Marte na casa 1)

Marte em conjunção com o Ascendente

Marte em conjunção com o ascendente é um posicionamento de ação, coragem e iniciativa muito visível na personalidade do nativo. Isso porque o ascendente marca o início da casa 1, a mais impactante das casas angulares.

Pela Astrologia contemporânea, Marte na 1 está em domicílio acidental e, portanto, localizado em uma região do céu em que está à vontade para agir.

Marte é o planeta que rege o impulso de agir, a força vital que nos move em direção aos nossos objetivos. Ele é o símbolo do guerreiro interno, representando coragem, iniciativa, paixão e, em alguns casos, agressividade ou competitividade. 

Vale lembrar que Marte está associado a Áries e Escorpião, e sua energia pode ser tanto construtiva quanto destrutiva, dependendo do estado cósmico e de como é canalizada pelo nativo.

O Ascendente, o horizonte oriental no momento do nascimento, simboliza o contato inicial com a vida. É a primeira impressão para si mesmo e para os outros. 

A partir do ascendente, conseguimos descrever a aparência física, o estilo pessoal e a forma como reagimos instintivamente às situações. É a porta de entrada para a personalidade, funcionando como uma interface entre o eu interior e o mundo externo.

Importante:

A explicação deste artigo também se aplica à interpretação de Marte na casa 1. Explico:

Quanto mais próximo o planeta estiver da cúspide da casa (o início), mais forte é o efeito. Assim, Marte em conjunção com o ascendente é, de fato, muito marcante. 

No entanto, mesmo que o planeta guerreiro esteja em outro ponto, ainda dentro da casa 1, a ressonância da energia também está presente. A força de Marte funciona na casa 1, mesmo que esteja no signo seguinte ao do ascendente.

Antes de interpretar, confira a conjunção

Para saber se um planeta está realmente em conjunção com o ascendente, é mais seguro seguir a regra dos raios de luz da Astrologia clássica, o que varia para cada planeta. No caso de Marte, considere uma distância máxima de 4° do início da casa, ok?

Observe qual é o signo ascendente, o signo de Marte e se o planeta está em movimento direto ou retrógrado.

E as recepções de Marte com o regente do ascendente são muito valiosas na análise dessa conjunção.

Marte em conjunção com o ascendente

Quando Marte está em conjunção com o Ascendente, sua energia não passa despercebida. Esse posicionamento confere ao nativo uma presença intensa e uma tendência natural a liderar e tomar a dianteira.

Essa é uma pessoa que não espera, simplesmente vai lá e faz. Marte na casa 1 aflora no indivíduo o impulso de começar qualquer ideia ou sentimento que passe pelo o seu ser.

É por isso que dizemos que Marte na casa 1 está em domicílio acidental, pois o planeta da impulsividade está exatamente na casa dos inícios.

Não fica difícil perceber que o agir por impulso pode implicar em precipitação. 

Aliás, essa é uma das simbologias que retiramos do mito de Marte: aquele que já nasceu crescido, pulando algumas etapas de preparo pessoal.

Já que falamos em nascimento precipitado, aqui vai uma curiosidade: quando Marte está na cúspide da 1 (ou em estreito orbe com o ascendente), é bastante comum nascimentos prematuros, hemorragias e outros tipos complicações no parto. 

Então, a depender das recepções com o regente do ascendente, podemos encontrar uma pessoa impaciente com tudo e briguenta por qualquer coisa. Certamente isso causa incompreensão na percepção dos que estão ao redor.

Porém, mergulhando um pouco mais nas profundezas dessa casa 1 apimentada por Marte, encontramos uma alma que traz a consciência de que é preciso começar. 

É preciso fazer, sair da inércia.

Nessa camada mais profunda, o risco de Marte na casa 1 é o de esquecer as responsabilidades da postura adulta: planejar antes de agir, respeitar os limites do outro, saber ouvir e ponderar.

Afinal, não só de casa 1 vive o homem. As 12 casas coexistem e precisam funcionar em harmonia e complementaridade.

Marte na casa 1 é aquela pessoa que sabe que a vida precisa estar em movimento, que o fogo precisa se alastrar.

Não necessariamente para incendiar e destruir tudo, mas para acender o estado de alerta de que as coisas precisam sair das intenções e ir para o mundo real.

Esse posicionamento de Marte é facilmente percebido como raiva ou com irritação se qualquer tipo de barreira venha tentar (ou conseguir) impedir a livre expansão do fogo, a livre expressão das vontades.

Uma possível consequência: a contínua necessidade de provar aos outros que ele faz o que quer. Necessidade de competir, de chegar primeiro, enfim, ganhar. É por isso que é muito comum encontrar atletas competitivos com Marte na casa 1.

Em paralelo com a competitividade, Marte no Ascendente ou na casa 1 protege aqueles que considera próximos ou causas que valoriza.

E se a derrota bater, Marte na casa 1 levanta, sacode a poeira e vai para a competição de novo. Simples assim.

Não vamos cair na generalização de que quem tem Marte na casa 1 deve praticar exercícios físicos para extravasar ou yoga para acalmar. Nada impede, mas isso está longe de ser uma recomendação que serve para todos.

Marte na casa 1 está muito além da “guerra física” e, como vimos, abrange toda uma postura de iniciativa na vida que precisa ser canalizada para a construção do bem. 

Se usado com elevada consciência esse Marte pode ser um poderoso motor de incentivo pessoal, ânimo, espontaneidade e autenticidade. E ainda irradia empolgação para quem estiver perto, pois permanecer na zona de conforto não está nos planos.

A impaciência, agressividade e precipitação podem ser transmutadas na capacidade de fazer todo o momento se tornar a hora certa, já que a hora perfeita não passa de uma grande ilusão.

Marte no ascendente ou pela casa 1 faz parte da composição não só da percepção que o nativo tem de si mesmo, mas também da forma como o outro o percebe.

Fato é que, nessa percepção de mão dupla, estamos falando de um nativo que confia no seu potencial e que dirige a própria vida. 

Não delega felicidade, não tem medo do amanhã. 

Marte no Ascendente ou na casa 1 é a marca das ações rápidas e das decisões com confiança. A abordagem do mundo é ativa, e muitas vezes a pessoa é vista como destemida e como fonte de inspiração.

Modulando a expressão de Marte no ascendente

Apenas para nortear melhor a sua interpretação, deixo aqui alguns exemplos de como você pode identificar a manifestação de Marte a partir do signo em que estiver.

Se Marte estiver em Áries, seu domicílio, isso amplifica ainda mais a impulsividade e a assertividade. A pessoa é extremamente corajosa, mas deve evitar agir sem pensar.

Com Escorpião no Ascendente, Marte expressa uma energia mais estratégica e intensa. A pessoa tem uma presença enigmática e uma força emocional que vem de dentro.

Em signos de terra (Touro, Virgem, Capricórnio), a energia de Marte é mais prática e direcionada. O nativo trabalha arduamente para alcançar seus objetivos, mas com menos pressa, respeitando o seu tempo.

Já em Câncer ou em Peixes, Marte indica ações motivadas por sentimentos profundos e uma sensibilidade que pode ser tanto uma força quanto uma vulnerabilidade.

Saúde e Desafios

Aproveito a oportunidade para pontuar alertas em relação ao planeta guerreiro no ascendente ou pela casa 1 do mapa natal.

Marte aqui confere grande energia física, vitalidade,  mas também pode indicar tendência a acidentes ou problemas relacionados ao excesso de esforço físico. O nativo deve aprender a equilibrar períodos de descanso e atividade.

Além disso, como armadilhas potenciais desse posicionamento de Marte, destaco o risco de não direcionar bem a impulsividade. Isso leva a decisões precipitadas, a tendência de causar atritos nas suas interações pessoais e a agitação intensa como resultado da dificuldade para relaxar.

De qualquer forma, Marte na casa 1 ou em conjunção com o ascendente é uma verdadeira bênção para aqueles que desejam viver com intensidade.

O planeta aqui confere força de vontade e coragem para enfrentar desafios, sendo uma força poderosa e inspiradora, capaz de impactar positivamente o mundo ao seu redor.

Assim, o nativo se torna um verdadeiro arquétipo do guerreiro que age com sabedoria e propósito.

Com amor, com Deus,

Astróloga do Jardim

P.S.: Estou te esperando no YouTube!

Cadastre-se para continuar lendo

Este conteúdo é 100% gratuito. Você só precisa cadastrar e confirmar seu e-mail para desbloquear esta publicação.

Already a subscriber?Sign in.Not now